quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Por que os pais devem ler para os filhos? Fonte Oxford University



Ler para os filhos desde pequenos é a chave para que eles cresçam preparados para o mundo e bem sucedidos em todos os âmbitos da vida adulta

O incentivo à leitura desde cedo é fundamental na formação pessoal, intelectual, íntima e até mesmo profissional dos pequenos. Os pais, como principais figuras de referência, são essenciais para que o gosto por ler seja tomado pelos filhos. A leitura feita logo no começo da infância ajuda as crianças a explorarem sentimentos, a própria imaginação e ideias de um jeito divertido e natural.
Além de estreitar os vínculos com os pais, os benefícios da leitura não param por aí. Uma pesquisa do departamento de Sociologia da Universidade de Oxford reforça que ler durante a adolescência aumenta as chances de uma vida profissional bem-sucedida.
Vale acrescentar que ler traz maior capacidade de raciocínio, embasamento intelectual e facilidade para a criança se comunicar e se expressar – visto que a linguagem está estreitamente ligada ao pensamento. Também ajuda o pequeno a ser um leitor assíduo e ter prazer em ler, sem contar que ler e escrever se tornará uma tarefa mais fácil para aquelas que têm contato com livros antes da pré-escola.
A obra Oswaaaaaldo!, da editora DCL, é exemplo do quão importante os livros são na fase de aprendizado da criança. O título traz um macaquinho muito divertido e espoleta – e por isso, identificável com as crianças –  que durante as aventuras que passa na reserva, vai ensinando aos pequenos leitores nomes de diversos animais exóticos, enquanto soletra o alfabeto todo.
Sem que a criança perceba, ela adquire novos léxicos para seu vocabulário e ainda tem seu primeiro contato com o alfabeto de modo tão divertido que, com certeza, vai querer repetir a dose!
Outro título que evidencia a importância dos livros no desenvolvimento da moral dos pequenos é o livro Betina Quero-Quero, também da editora DCL. Betina é uma criança que, assim como todas, já nasce sabida e com o “quero!” na ponta da língua. No começo, os papais encantados com a filhinha acham tudo engraçado. Depois, a coisa começa a complicar. A garotinha começa a querer tudo e não sabe discernir o que é seu e o que não é: quer tudo de todos.
Assim como (e junto com) a Betina, a criança pode entender que ser é mais importante do que ter; que ouvir respostas negativas não é o fim do mundo e que não é preciso (nem devido) querer tudo para ser feliz – e fazer as pessoas ao redor felizes também!
Nada melhor que os pais permanecerem presentes nesse momento em que a aprendizagem acontece simultânea à diversão. A conversa que o livro proporciona num clima descontraído e de carinho entre pais e filhos é importantíssimo não só pelos temas abordados, mas também porque cada instante de leitura com o papai e a mamãe, são únicos para qualquer criança.
Fonte: Site Oxford University
Para solicitar mais informações ou entrevista com os autores e ilustradores, entre em contato com redacao3@liliancomunica.com.br ou pelo telefone (11) 2275-6787.

Mais informações: Lilian Comunica – Assessoria de Imprensa e Editorial
assessoria@liliancomunica.com.br
(11) 2275-6787 e (11) 97185-9601

www.liliancomunica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário