quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ENTREVISTA SEGUNDA-FEIRA AO MEIO DIA NA TV MAR CANAL 25


E, de repente, virou uma grande festa!
Ele chegou e se juntou a nós na mesa. Um autêntico BartPapo entre amigos, com os queridos Geraldo Câmara e Carlito Lima. Vocês não podem perder!! Tem perfume, tem outras produções literárias, tem mais cultura e tudo sobre a VI FLIMAR! Fiquem ligados!! No ar, essa segunda, TV MAR, canal 25 da Net, as 12hs e com reprise as 19:30hs. Assista também pelo YouTube.
Vocês não vão querer ficar de fora dessa conversa!!
 — com Geraldo Câmara e Carlito Lima.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

AUDITÓRIO CHEIO. DJAVAN OUVE ATENTO MAIS UMA PALESTRA.


CARLA PACHÊCO PARTICIPA DA MESA "JORGE DE LIMA SOB A VISÃO FEMININA" NA VI FLIMAR - 11 A 15 NOVEMBRO.


Carioca, Rio de Janeiro – RJ -28/03/1974 - Médica e escritora

Obras publicadas
§  Série de livros Perfume De Hotel
·         Perfume De Hotel – Chile, ano 2014, Viva Editora, ISBN: 978-85-66426-58-8, pág. 96 -lançado em Novembro/2014 na V FLIMAR – Festa Literária de Marechal Deodoro-AL;
·         Perfume De Hotel – Nova Iorque, ano2013, Chiado Editora, ISBN:978-989-51-0879-4, pág. 114- lançado em Março/2014 na Viva Livraria e Editora em Maceió-AL.

Participação em outras publicações

·         Antologia – Escritores da Língua Portuguesa – Vol.2, ano 2015, Z&L Editora, ISBN: 978-85-67949-10-9, com a crônica O melhor perfume é aquele que fica marcado em você, pág. 59-60 - lançada em Setembro/15 no Evento Off da XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro - RJ;
·         Seleta – Panorama da Literatura Brasileira (Bilíngue Português / Inglês), ano 2015, Pimenta Malagueta Editora, ISBN: 978-85-65512-43-5, com a crônica Vamos falar de cor, pág. 20 (em português) e pág.94 (em inglês) - lançada em Maio/15 no XXVIII Salão Internacional do Livro de Turim - Itália;
·         Antologia – Escritores da Língua Portuguesa–Vol.1, ano 2014, Z&L Editora, ISBN: 978-85-6794-903-1, com a crônica Milagres, pág. 14-16 - lançada em Setembro/14 na 30ª Feira do Livro de Gotemburgo- Suécia.
·         csgpacheco@hotmail.com / contato@carlasgpacheco.com
·         facebook: Carla Pachêco
·         Instagram: _carlapacheco
·         
·          



quinta-feira, 3 de setembro de 2015

QUEM É QUEM NA VI FLIMAR

LARISSA NORMANDE


É jornalista, formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com especialização em Jornalismo Internacional pela PUC-SP. Alagoana nascida em Maceió, morou por dois anos nos Estados Unidos, o que despertou o interesse por assuntos referentes às relações entre os dois países, como a Segunda Guerra Mundial. “Do lado de cá: Memórias de Maceió durante a Segunda Guerra Mundial” é seu primeiro livro, fruto de entrevistas e pesquisas feitas sobre o período histórico que modificou o cotidiano da população e trouxe grande contribuição para o desenvolvimento da cidade. 

QUEM É QUEM NA VI FLIMAR

Ignácio de Loyola Brandão
Nasceu em Araraquara, SP, em 1936. Foi jornalista na cidade natal e indo para São Paulo aos 21 anos, continuou a carreira. Trabalhou no jornal Ultima Hora, depois nas revistas Claudia, Realidade, Setenta,Planeta, Ciência e Vida, Lui e terminou a carreira em Vogue. Atualmente escreve uma crônica quinzenal para o jornal O Estado de S. Paulo. Publicou até o momento 42 livros, entre romances (Entre eles os best-sellers Zero, Não Verás País Nenhum e O Anônimo Célebre)e contos, crônicas, viagens, infantis e infanto juvenis e uma peça teatral .  Em 2008 ganhou o prêmio Jabuti, como O Menino que Vendia Palavras, considerado a melhor ficção do ano. Em 2011 lançou A Morena da Estação, crônicas sobre trens, ferrovias, estações. Acaba de publicar Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos, emocionante história que gira em torno de seu avô, com o qual carregou uma divida a vida inteira. Para ele , literatura é sonho, paixão, divertimento, prazer, viagem por mundos desconhecidos, terapia. Com sua filha Rita, tem feito em pequenos teatros e nas unidades do Sesc o show Solidão No Fundo da Agulha, música e literatura misturadas, experiência inédita.


MUSEU DE ARTE SACRA O MAIS BONITO DO BRASIL - MARECHAL DEODORO



PASSEIO ECOLÓGICO COM DIREITO À POESIA NA ESCUNA IMA -BRASKEM


Casa museu onde nasceu o primeiro presidente do Brasil - Marechal Deodoro da Fonseca



quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Por que os pais devem ler para os filhos? Fonte Oxford University



Ler para os filhos desde pequenos é a chave para que eles cresçam preparados para o mundo e bem sucedidos em todos os âmbitos da vida adulta

O incentivo à leitura desde cedo é fundamental na formação pessoal, intelectual, íntima e até mesmo profissional dos pequenos. Os pais, como principais figuras de referência, são essenciais para que o gosto por ler seja tomado pelos filhos. A leitura feita logo no começo da infância ajuda as crianças a explorarem sentimentos, a própria imaginação e ideias de um jeito divertido e natural.
Além de estreitar os vínculos com os pais, os benefícios da leitura não param por aí. Uma pesquisa do departamento de Sociologia da Universidade de Oxford reforça que ler durante a adolescência aumenta as chances de uma vida profissional bem-sucedida.
Vale acrescentar que ler traz maior capacidade de raciocínio, embasamento intelectual e facilidade para a criança se comunicar e se expressar – visto que a linguagem está estreitamente ligada ao pensamento. Também ajuda o pequeno a ser um leitor assíduo e ter prazer em ler, sem contar que ler e escrever se tornará uma tarefa mais fácil para aquelas que têm contato com livros antes da pré-escola.
A obra Oswaaaaaldo!, da editora DCL, é exemplo do quão importante os livros são na fase de aprendizado da criança. O título traz um macaquinho muito divertido e espoleta – e por isso, identificável com as crianças –  que durante as aventuras que passa na reserva, vai ensinando aos pequenos leitores nomes de diversos animais exóticos, enquanto soletra o alfabeto todo.
Sem que a criança perceba, ela adquire novos léxicos para seu vocabulário e ainda tem seu primeiro contato com o alfabeto de modo tão divertido que, com certeza, vai querer repetir a dose!
Outro título que evidencia a importância dos livros no desenvolvimento da moral dos pequenos é o livro Betina Quero-Quero, também da editora DCL. Betina é uma criança que, assim como todas, já nasce sabida e com o “quero!” na ponta da língua. No começo, os papais encantados com a filhinha acham tudo engraçado. Depois, a coisa começa a complicar. A garotinha começa a querer tudo e não sabe discernir o que é seu e o que não é: quer tudo de todos.
Assim como (e junto com) a Betina, a criança pode entender que ser é mais importante do que ter; que ouvir respostas negativas não é o fim do mundo e que não é preciso (nem devido) querer tudo para ser feliz – e fazer as pessoas ao redor felizes também!
Nada melhor que os pais permanecerem presentes nesse momento em que a aprendizagem acontece simultânea à diversão. A conversa que o livro proporciona num clima descontraído e de carinho entre pais e filhos é importantíssimo não só pelos temas abordados, mas também porque cada instante de leitura com o papai e a mamãe, são únicos para qualquer criança.
Fonte: Site Oxford University
Para solicitar mais informações ou entrevista com os autores e ilustradores, entre em contato com redacao3@liliancomunica.com.br ou pelo telefone (11) 2275-6787.

Mais informações: Lilian Comunica – Assessoria de Imprensa e Editorial
assessoria@liliancomunica.com.br
(11) 2275-6787 e (11) 97185-9601

www.liliancomunica.com.br

terça-feira, 1 de setembro de 2015

PROGRAMAÇÃO DA VI FLIMAR - ABERTURA


                                      
DIA 11 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)

AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL



ABERTURA DA VI FLIMAR
18:30 - Recepção aos convidados 
19:30 – Cerimônia de Abertura da VI FLIMAR pelo Governador do Estado Renan Filho, Prefeito Cristiano Matheus, patrocinadores.
           - Hino Nacional - À capela pela cantora lírica Elvira Rebelo
           – Palestra de abertura: A LITERATURA E AS FESTAS LITERÁRIAS - Rosana de Mont' Alverne Neto ( 20 minutos)
            - Momento de Arte: Recital JORGE DE LIMA - Chico de Assis - Carla Nobre - José Inácio Vieira de Melo - Cosme Rogério


A GRANDE NOVIDADE DA VI FLIMAR - UM RESTAURANTE DE ALTO NÍVEL, COMIDAS DELICIOSAS, VINHOS FINOS, BONS UÍSQUES. ABRIRÁ TODOS OS DIAS ÀS 11 HORAS E SÓ FECHA COM O ÚLTIMO CLIENTE, FOERECENDO AINDA ARTE, CULTURA E MUITA POESIA.



QUEM É QUEM NA VI FLIMAR

JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO

Poeta, jornalista e produtor cultural, é alagoano de Olho d’Água do Pai Mané, povoado do  município de Dois Riachos. Radicado na Bahia desde 1988, publicou sete livros e duas antologias. Na Flimar vai lançar Sete, seu novo livro, que foi publicado pela editora 7Letras.Participa de antologias no Brasil e em outros países.
Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na 7ª Bienal do Livro da Bahia (2005), a Praça de Poesia e Cordel, na 9ª, 10ª e 11ª  Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011, 2013), em Salvador, e o Cabaré Literário, na I Feira Literária Ler Amado, em Ilhéus (2012).Tem poemas traduzidos para os seguintes idiomas: alemão, espanhol, finlandês, francês, inglês e italiano.Foi coeditor da revista de arte, crítica e literatura Iararana (2004 a 2008). Participou  da 1ª, 3ª, 4ª e 5ª Festa Literária de Marechal Deodoro.
Fanpage: /www.facebook.com/joseinaciovieirademelo.jivm

DURANTE A VI FLIMAR PARTICIPARÁ DE VÁRIAS MESAS, DEBATENDO E RECITANDO SUAS POESIAS E DE JORGE DE LIMA, O HOMENAGEADO.

QUEM É QUEM NA VI FLIMAR

Larissa Normande


É jornalista, formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com especialização em Jornalismo Internacional pela PUC-SP. Alagoana nascida em Maceió, morou por dois anos nos Estados Unidos, o que despertou o interesse por assuntos referentes às relações entre os dois países, como a Segunda Guerra Mundial. “Do lado de cá: Memórias de Maceió durante a Segunda Guerra Mundial” é seu primeiro livro, fruto de entrevistas e pesquisas feitas sobre o período histórico que modificou o cotidiano da população e trouxe grande contribuição para o desenvolvimento da cidade. 

QUEM É QUEM NA VI FLIMAR


LETÍCIA ELENA SILVEIRA
 Fonoaudióloga,  atua também como produtora cultural, envolvida com o movimento poético Papel no Varal, coordena intervenções poéticas nos bares de Maceió durante o projeto.
Desde 2012 vem produzindo e apresentando o Sarau da Casa do Marechal durante FLIMAR, sarau este que cada ano aumenta o sucesso com a população de Marechal Deodoro recitando poesias, sendo um dos eventos mais frequentados  e de maior  participação popular na Festa Literária.

DURANTE A 6ª FESTA LITERIA DE MARECHAL DEODORO - VI FLIMAR (2015) - Será responsável pelo projeto, coordenação, realização e controle dos Saraus Na Casa do Marechal previstos para esse ano, incluindo decoração e  exposição das poesias.


PROGRAMAÇÃO VI FLIMAR 12 NOVEMBRO - QUINTA-FEIRA

DIA 12 DE NOVEMBRO ( QUINTA-FEIRA)
AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTUTAL
PROGRAMAÇÃO PALESTRAS

09:00 - 10:00  - "PALESTRA - O POETA JAYME DE ALTAVILA 120 ANOS" - VERA ROMARIZ - JAYME LUSTOSA DE ALTAVILA. MEDIADORA: EDILMA BOMFIM.


10:00 - 10:45 -"PALESTRA - A MAÇONARIA NA HISTÓRIA DO BRASIL". ALFREDO MACHADO. MEDIADOR:


10:45 -  11:45 - "JORGE DE LIMA, POESIA AO VIVO" - CARLA NOBRE - CHICO DE ASSIS - ROGÉRIO COSME - JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO -CLAUFE RODRIGUES- MÔNICA MONTONE E OUTROS POETAS.


11:45 - 12:15 - APRESENTAÇÃO DANÇA E FOLCLORE DA FACIMA


14:00 - 15:00 - "MESA DE DEBATE: A VISÃO FEMININA DE JORGE DE LIMA "   - ROSANA DE MONT'ALVERNE NETO- JANAÍNA AMADO - MIRIAM SALLES - MEDIADORA: MÔNICA MONTONE


15:00 – 16:00 – "PALESTRA: JORGE DE LIMA, O POLÍTICO" - MAURÍCIO MELO JÚNIOR -  MEDIADOR: CLAUFE RODRIGUES


16:00 - 17:00 -"PALESTRA: OS OLHOS CEGOS DOS CAVALOS LOUCOS" -  IGNÁCIO LOYOLA BRANDÃO -
    MEDIADOR: CÁSSIO CAVALCANTE




17:00 - 17:30 - "CAMINHOS" - ESPETÁCULO DE DANÇA, POESIA (LÊDO IVO) E CANTO GREGORIANO - BAILARINA  NORMA DUARTE E MONGE DOM JOÃO BAPTISTA BARBOSA

MACLEIM - CONFIRMADO NA VI FLIMAR - VAI ABRIR A EXPOSIÇÃO DE PEDRO CABRAL QUINTA-FEIRA 18 HORAS

           
 MACLEIM DAMASCENO CELESTINO

Cantor, arranjador, produtor musical e autor de trilhas para teatro, Mácleim vem da linhagem dos Festivais Universitários, na década de 80. Depois, seguiu para o Rio de Janeiro, onde estudou no Conservatório Villa Lobos e alternou apresentações na noite com trabalhos em vários estúdios (Master, Drum, Verde). Isso lhe deu a oportunidade de trabalhar junto a artistas importantes da música brasileira, como Antonio Adolfo, Djavan, Elba Ramalho, Milton Nascimento, entre outros.

Neste período além de trabalhar com Antônio Adolfo em bários shows, fez a produção do disco Conexões do mesmo. Ainda como produtor fonográfico, produziu os dois últimos discos do alagoano Carlos Moura.

Para o teatro, compôs as trilhas das peças: "A Farinhada“, “A Ilha Se Fez Verbo e Habitou Entre Nós”, Pluft o Fantasminha, O Patinho Feio, O Acendedor de Estrelas e o musical “Uma Noite em Tabaris”.

Em 98, ganhou com a música "Nigromantes" o primeiro lugar de melhor arranjo do I Festival SESC de Música Alagoana. Ainda em 98, fez uma turnê de 28 shows pela Europa. Apresentou-se nos seguintes festivais: Schelde Jazz Festival, Festival de Utrech, Festival BD, Montreux Meets Brienz Jazz Festival e no Montreux Jazz Festival; no qual a música “Retalhos de Azul” foi escolhida para fazer parte do primeiro CD do Montreux Jazz Festival Off, que teve lançamento mundial.
 Em 99, Mácleim participou de um projeto no Centro Cultural Cidade de São Paulo, junto com Hermeto Pascoal, Leila Pinheiro, Duo Fel entre outros artistas alagoanos. Apresentou-se também na Sala Funart, do Rio de Janeiro, e no programa Jô Onze e Meia (SBT), junto com Hermeto Pascoal e vários músicos de Alagoas.


Foi colunista no jornal alagoano Edição Extra e
 foi selecionado para integrar o Projeto Pixinguinha pela terceira vez – A primeira em 1986, a segunda em 1997 e a terceira em 2006, no qual a  caravana foi composta por Mácleim, Ezequiel Lima e o grupo vocal 

O JORNALISTA ESCRITOR MAURÍCIO MELO JÚNIOR - CONFIRMADÍSSIMO NA VI FLIMAR

MAURÍCIO MELO JÚNIOR
  Diplomado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciência Política e Economia. Escritor, jornalista, crítico literário e documentarista. Foi crítico literário e repórter de cultura do Correio Braziliense entre 1989 e 1999. Atuou em assessoria de imprensa na Câmara dos Deputados, Senado Federal e Ministério da Justiça. Foi professor do Centro de Ensino Universitário de Brasília - CEUB e chefe de telejornalismo da Radiobrás. Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil (RJ) e Zero Hora (RS). Escreveu e publicou diversos livros infanto-juvenis, além de uma novela e um volume de crônicas. Tem contos publicados em diversas antologias. Participou, como palestrante, de diversos eventos literários como a Jornada Literária de Passo Fundo (RS), em 2007; a Balada Literária (São Paulo/SP), em 2008; a Bienal do Livro de Alagoas, em 2009 e 2013; do 2º. Festival Internacional da Leitura (Campinas/SP, em 2010), da FLIPORTO – Festa Literária de Pernambuco (Olinda/PE, em 2011, 2012 e 2013) e da FLIMAR – Festa Literária de Marechal Deodoro (Marechal Deodoro/AL, em 2010, 2011, 2012 e 2013). Júri em diversos concursos literários, como o 19º. Concurso de Contos Luiz Vilela (Ituiutaba/MG, 2009). É jornalista da TV Senado, onde, desde 2001, dirige e apresenta o programa Leituras, dedicado à literatura brasileira. Escreve resenhas literárias para o jornal Rascunho (Curitiba/PR) e crônicas semanais para o blog Jornal da Besta Fubana (Recife-PE).

             MAURÍCIO MELO JÚNIOR participou desde a primeira Festa Literária de Marechal Deodoro em 2010. Durante a VI FLIMAR, mais uma vez estará em várias mesas, palestrante ou mediador.          

A PETROBRAS É PATROCINADORA DA VI FLIMAR -


PROGRAMAÇÃO FIXA - QUINTA-FEIRA DIA 12 DE NOVEMBRO

PROGRAMAÇÃO ARTE E CULTURA

CENTRO HISTÓRICO DE MARECHAL DEODORO

9:00 - 18:00 - FLIMARZINHA - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

9:00 - 20:00 - FEIRA DE CULTURA E LIVRO

9:00 - 20:00 - EXPOSIÇÃO DE PINTURA E FOTOGRAFIA

9:00 - 14:00 - PASSEIOS DE ESCUNA ECOLÓGICA ( IMA -BRASKEM)

9:00  - 14:00 - BIBLIOTECA AMBULANTE DO SESC

PONTO DE CULTURA
18:00 - Abertura da exposição de PEDRO CABRAL musicada por Macleim 

CASA - MUSEU DO MARECHAL DEODORO
18:30  – Sarau na Casa do Marechal: Poemas de Jayme da Altavila, Jorge de Lima e outros – Letícia Elena (coordenadora) - palco aberto ao público

CONVENTO
18:00 - Concerto - Banda Filarmônica Aconchego
19:00 - Concerto - Maestro Max Carvalho - Soprano Elvira Rebelo.

PELAS RUAS DA CIDADE
18:00 - Serenata com os Seresteiros de Marechal


PALCO TREVO DO FRANCÊS
19:30 - Concerto com a Banda Filarmônica Santa Cecília
                                                  



MIRIAM SALES A ESCRITOREA E EDITORA BAIANA ESTARÁ NOVAMENTE NA VI FLIMAR TRAZENDO SEUS CONHECIMENTOS E ALEGRIA

Miriam de Sales Oliveira - Nasceu em Salvador, Bahia. Professora formada pela  Escola Normal da Bahia e pela  Faculdade de Filosofia da Bahia,. escritora  por vocação, pesquisadora e estudiosa de Historia e Literatura.
Fez vários cursos livres dessas matérias na Fundação Calouste-Gulbenkian,em Lisboa,no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, na Fundação Cultural do Estado da Bahia e no Museu Carlos Costa Pinto.
.Como pedagoga especializou-se em Piaget e Maria Montessori,ministrando cursos sobre esses mestres em várias escolas particulares de Salvador.
Seus trabalhos literários são ecléticos, um passeio por vários temas, porém,todos com uma boa dose de humor.
Escreve para vários sites e para jornais  contando  com   mais  de  um milhão de leitores.

Palestrante em escolas, universidades e seminários  em  todo Brasil

MÔNICA MONTONE CONFIRMADÍSSIMA NA VI FLIMAR - RECITANDO, CANTANDO, ENCANTANDO

Mônica Montone - Nasceu em Campinas (SP), e vive no Rio de Janeiro desde 2000.  É autora dos livros Mulher de Minutos (Íbis Libris, 2003), Sexo, Champanhe e Tchau (Oito e Meio, 2013) e A Louca do Castelo (Oito e Meio, 2013). Participou de diversas antologias incluindo Poesia Sempre (Fundação Biblioteca Nacional, 2007) e Amar, verbo atemporal (Rocco, 2012) e publicou em inúmeros sites, blogs, revistas e jornais incluindo o jornal O Globo.  Recebeu o prêmio de melhor escritora de 2013 da revista Quem através de júri popular.  Flertando com outras artes lançou seu primeiro CD com músicas próprias e em parceria com o poeta Claufe Rodrigues e fez shows em feiras literárias e bienais em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Lisboa, Marechal Deodoro, Recife, Poços de Caldas, Fortaleza, Bento Gonçalves, Campinas, Cantagalo, Caxias do Sul, Ibitipoca, Campos dos Goytacazes e Salvador.  Integrou o elenco das peças Apocalipse Segundo Domingos Oliveira e Os sábados do Domingos, um cabaré filosófico do diretor e dramaturgo Domingos Oliveira, e atuou na montagem de sua primeira peça, Sexo, Champanhe e Tchau.  Escreve na revista Obvious.  Informações: www.monicamontone.com.br


O GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS É PATROCINADOR DA VI FLIMAR


PROGRAMAÇÃO FIXA - ARTE E CULTURA - SEXTA-FEIRA 13 DE NOVEMBRO

PROGRAMAÇÃO CULTURA E ARTE

NO CENTRO HISTÓRICO DE MARECHAL DEODORO

9:00 - 20:00 - FEIRA DE CULTURA E LIVRO

9:00 - 20:00 - EXPOSIÇÃO DE PINTURA E FOTOGRAFIA

9:00 - 14:00 - PASSEIOS DE ESCUNA ECOLÓGICA ( IMA - BRASKEM)
11:30 - 13:00 - PASSEIO DE ESCUNA COM POESIA - (EXCLUSIVO PARA CONVIDADOS)

9:00 - 14:00 - BIBLIOTECA AMBULANTE DO SESC

CASA - MUSEU DO MARECHAL DEODORO
19:30 – Sarau na Casa do Marechal: - Letícia Elena  - Recitando JORGE DE LIMA - e outros poetas  (palco aberto ao público)

PONTO DE CULTURA
20:00 - Show de poesia e música ao vivo
                                                 

CONVENTO
18:00 - Apresentação Grupo 
19:00 - Concerto - Banda Filarmônica Nossa Senhora de Boa Viagem

 PELAS RUAS DA CIDADE
18:00 - Serenata - Seresteiros de Marechal

PALCO TREVO DO FRANCÊS

19:30 - Concerto Banda Filarmônica Manoel de França
                                         

                        

A DANÇARINA NORMA DUARTE VAI APRESENTAR UM DOS MAIS BELOS ESPETÁCULOS DA VI FLIMAR

NORMA DUARTE- Alagoana, nascida em Maceió onde residiu desde a infância até 27 anos. Bailarina de formação Clássica/Contemporânea, Artista Educadora e Coreógrafa, iniciou sua carreira na (FUNTED) Centro de Belas Artes/AL. Em 1987, migrou para São Paulo e entrou na conceituada Escola de Ballet Ismael Guiser. Também fez parte do Ballet Opera Paulista apresentando espetáculo de Oswaldo Montenegro. Em 1993, deu início a carreira internacional no Japão onde, até 1999 fez parte da Companhia de Dança Sewa Kanko Ltd. Participou do Encontro Cunningham pelo Centro de Estudos em Dança do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Integrou o Núcleo Passo Livre de Dança, contemplado pelo VII Programa Fomento Municipal de Dança/SP e PROAC de Circulação de Dança. Licenciada em Filosofia pela Faculdade São Bento/SP. Leciona dança no Colégio São Bento/SP e desenvolve pesquisas em dança no Núcleo Artístico desta Instituição.



ESCRITOR OVÍDIO POLI JÚNIOR ESTARÁ NA VI FLIMAR E NA FLIMARZINHA


Ovídio Poli Junior  - É escritor, graduado em Filosofia (USP) e doutor em Literatura Brasileira (USP). Foi um dos finalistas do Prêmio Guimarães Rosa/RFI (Paris) e teve destaque em concursos e prêmios literários brasileiros: Paranavaí, Paulo Leminski, Luiz Vilela, FLIPORTO, Unicamp 40 anos e Newton Sampaio.  Publicou O caso do cavalo probo (novela satírica), Sobre homens & bestas (contos) e, para crianças, A rebelião dos peixes. Ministra cursos, palestras e oficinas de criação literária. É curador da Off Flip das Letras e editor do Selo Off Flip.