quinta-feira, 5 de novembro de 2015

MARECHAL É UMA FESTA

                                           MARECHAL É UMA FESTA !


       No início de 2009 recebi um telefonema, Cristiano Matheus, prefeito eleito de Marechal Deodoro me convidou para assumir a Secretaria de Cultura do Município, com alegria fui a seu gabinete, aceitei o honroso cargo. Ser Secretário de Cultura daquela cidade histórica (419 anos) é mais charmoso que Ministro da Cultura. Na verdade foi indicação do historiador Douglas Apratto, eu não conhecia Cristiano, depois de sete anos trabalhando juntos, hoje é um amigo especial, uma honra está em sua equipe, além de generosa figura humana, é competente, excelente administrador, um dos melhores prefeitos aparecidos nos últimos anos nas Alagoas. Fez uma revolução em Marechal Deodoro em todos os setores, educação de primeira qualidade, a saúde foi transformada, obras em todo município. No Centro Histórico conseguiu verbas federais, restaurou o Convento, o Museu de Arte Sacra Dom Ranulfo, as Igrejas, o Mercado do Peixe, o Mercado da Cidade, transformou o velho mercado em Mercado do Artesanato e Renda, restaurou o Palácio Provincial, a Casa Museu do Marechal do Marechal Deodoro, reformou o Ponto de Cultura onde fica a Secretaria de Turismo, a antiga cadeia foi restaurada, hoje Casa do Patrimônio. O centro da cidade está em obras, a Prefeitura aguarda repasse do IPHAN para iniciar a restauração do Largo da Matriz, Largo de Taperaguá, Igreja do Carmo e Rosário. Além de tudo, Cristiano construiu a orla lacustre mais bonita das Alagoas. Nesses sete anos houve uma revolução na cidade. Sem falar da urbanização da orla da praia do Francês e da Barra Nova e as obras na periferia. A listagem dos serviços em todos os segmentos da administração não cabe no espaço.
   Uma das primeiras determinações do Prefeito foi a realização dos velhos festivais acontecidos há mais de 40 anos em Marechal, os moradores mais antigos pediram a volta do Festival de Verão. Semana seguinte apresentei uma proposta moderna, a Festa Literária de Marechal Deodoro (FLIMAR) inspirada na FLIP de Paraty, com um detalhe, sem exclusividade de literatura, todos os segmentos da cultura contemplados no projeto, a música, as rendeiras, o folclore, a gastronomia, entre outras. Cristiano determinou que envolvesse a rede de ensino do município, a equipe da secretária Flávia Célia idealizou a FLIMARZINHA, hoje a maior atração do evento.
   A I FLIMAR foi realizada em 2010 tendo como homenageado, Aurélio Buarque de Holanda, sucesso além da expectativa; a II FLIMAR em 2011 teve como homenageado o poeta Lêdo Ivo; na III FLIMAR foram homenageados Antônio Torres e Théo Brandão; a IV FLIMAR se consolidou com Graciliano Ramos e Cacá Diegues, a V FLIMAR o homenageado foi o querido alagoano Djavan.
           A sexta edição da FLIMAR será realizada entre 11 e 15 de novembro deste ano, está pronta, trabalho da equipe. Os homenageados são, o poeta Jorge de Lima e o compositor, poeta, Nando Cordel. Haverá uma série de palestras nos auditórios do IFAL e do Espaço Cultural com vários escritores de todo Brasil, Ignácio Loyola Brandão e sua filha Rita; Claufe Rodrigues (TV GLOBO), Luiz Gutemberg, Maurício Melo Júnior, o poeta José Inácio Vieira de Melo analisando  e recitando Jorge de Lima; Ovídio Poli Júnior na FLIMARZINHA, Cássio Cunha e Uchoa de Moura (historiadores), Carla Nobre (poeta do Amapá), a juíza Andréa Pachá, a promotora Andréa Nunes, a maior historiadora do Brasil, Mary Del Priore, o Conselheiro Otávio Lessa, além de grande escritores e poetas alagoanos. Durante a VI FLIMAR haverá feira de cultura, todas as noites shows com as Filarmônicas de Marechal Deodoro, concerto com o maestro Max Carvalho e a soprano Elvira Rebelo, No sábado pela manhã uma mesa de debates sobre o movimento estudantil dos anos 60/70. Encerramento com uma serenata pelas ruas da cidade com os Seresteiros de Marechal. Show final comemorando o encerramento da VI FLIMAR e o aniversário da República com o cantor homenageado Nando Cordel. Imperdível. A FLIMAR já é conhecida nacionalmente, um orgulho para Alagoas. Visite Marechal Deodoro, aprenda se divertindo, muita música e poesia. Informações e programação no site-blog: www.6flimar.blogspot.com ou no FACEBOOK: 6ª Festa Literária de Marechal Deodoro.
  Todos convidados sintam o que há de melhor na cultura alagoana. MARECHAL É UMA FESTA!

     .

Nenhum comentário:

Postar um comentário